Make your own free website on Tripod.com
Eu Gosto de Slot Cars
DICAS
Home
TROFÉUS REGRAS e CALENDÀRIO
Resultados de provas
Posições de Campeonatos e Troféus
Album Fotográfico Histórico
DICAS
Links de Slot
Contacta-me por email
Fotos de Pistas Nacionais
Calendário de Provas

Aqui está uma chance de tu participares manda dicas e falamos aqui , além disso vamos tentar ensinar algo aos novatos..

Suspensão Magnética da Slot.it
Esta  suspensão  de facto melhora um pouco a performance do Porsche 956 em passagem por curva , contudo para que funcione bem terá de se colocar o parafuso maior e deixar a porca de aperto sómente com 1 mm de parafuso de fora a ver-se .
Para a montar no Audi  também é eficaz mas aí terão de montar não na traseira do carro (pois não cabe ) mas sim na frente !  Usem os parafuso pequenos e as porcas amarelas  coladas depois no final ao parafuso com cyano, vão ver que melhora o Audi .
Com estas suspensões colocadas sugiro que usem também algum peso na frente do carro , ou por baixo do eixo frontal  , em regra 7 a 8 gramas é o ideal . Desta forma o carro nunca vai sair de frente e a traseira já lá está mais agarrada pela nova suspensão , experimentem...

Equivalência dos Chips dos Punhos NSR em Ohms
Bom já várias pessoas me perguntaram e aqui deixo esta informação decerto útil para quem tem ou vai comprar um punho Electrónico digital NSR.
Estes punhos usam uns Chips  intermutáveis e a sua equivalência é :
110 -  de 1 a 4 ohms, só para carros 1/24 ou 1/32 acima de  16D (g12, G20 ,G27, Eurosport), pistas de madeira.
220 -  de 2 a 8 Ohm,Para carros com motores Puxados tipo 16D , 16C, ou TSRF magnéticos. Também pistas de madeira.
680 - de 8 a 20 ohms , magnéticos ou pistas rápidas com tracção.
101 - de 10 a 25 Ohms ,  Igual ao de cima ( uma escolha mais lenta).
151 - de 15 a 35 Ohms , excelente para os plásticos sem magnetos.
221 -de 20 a 50 Ohms , excelente para plásticos e rally , com pouca aderência.
331 - de 30 a 60 Ohms . para pistas muito lentas ou de casa, rallys.
471 - ??? muito lento de 40 a 80 ohms , não aconselho.
Os que devem mesmo ter são os 101 , 151, e 221 para plásticos e os 110e 220 para pistas de madeira. Como os Chips são baratos há que ter sortido !!

Técnicas de Corrida  úteis para os mais novos:
1- Entrada em curvas dificeis
Em regra  as curvas mais dificeis requerem um timing de chegada e gatilhada no punho muito mais preciso que em curvas fáceis, o mau timing na aceleração fora de tempo faz-te sair ou rabear a traseira. Como dica  treina  nessas curvas um timing fora do normal , ou seja trava mais cedo e acelera mais cedo antes da curva , vais ver que passas a fazer menos tempo por volta, mas treina muito...
2- Pressão em corrida
A malta é jovem e ...não tão jovem , mas ás vezes a pressão faz-nos fazer excessos em prova, o meu conselho era  não ligues  , mas isso nem comigo resulta ! fico nervoso e vai de exagerar ás vezes.
Em corrida tenta fazer a tua prova sem ligar aos outros , deixa-os ir.
Quando lado a lado opta por o deixar passar se vires que o teu carro é mais lento ou não consegues fazer as curvas á mesma velocidade que o teu adversário mais directo , é melhor para os dois !!! ás vezes  o forçar faz-te sair a ti e ele continua... Quando curvas por dentro tens vantagem pois se ele não facilitar uma tua traseirada pode colocá-lo fora  , aí ele que se cuide e espere um melhor momento para passar.
Em sentido inverso também tu deverás esperar para passar sempre por dentro ou na recta maior , ao curvares por fora dele arriscas-te muito nunca sabes como ele vai reagir e podes ir fora !
Acontece ás vezes que estás a guiar e apercebes-te que outro carro te acompanha  noutra calha , ás vezes até longe da tua , e é assim por várias voltas. se tu te apercebes ele também ! e começam a perder por isso , pois controlam-se mutuamente e deixam de ser objectivos, faz o seguinte se te queres livrar dele ..... numa curva  em regra numa travagem dificil , trava muito antes e vais ver que ele SAI ou se atrapalha !! esta é mázinha  mas resulta sempre...

Que Punho de slot escolher ?
Pela grande experiência que tenho destas coisas , se bem que em escalas  é diminuta, contudo no fim vai tudo dar ao mesmo, e  o critério de escolha deve basear-se  em algums parametros a saber :
1- Quanta massa tens para gastar
2- O que queres fazer
3- A tua maneira e atitude de gatilhar .
4- Que tipo de carros vais guiar
 
1- Aqui não há muita volta a dar ... ou tens arame ou não tens, se não tens pelo menos aí uns 55 Eurozitos terás de adquirir um punho da parma Economy ,não dá para mais. Em regra se tens graveto que chegue  um Parma Turbo  será o ideal , pois nunca te arrependerás.
Caso ainda tenhas mais para gastar que os 60 euros, aconselho-te a pensares sériamente em comprar um punho  de caracteristicas masi evoluídas ( com resistência variãvel , ou electrónico  etc...)
 
2- O que queres fazer também é determinante. Se é só para ires andar de vez em quando sem preocupações de corridas etc... um Parma economy aí com uns 35 Ohms ou 25 Ohms será bom. Se queres ir mais além  e depois entrar numas provas  aconselho o Parma Turbo de 25 Ohms  , em regra dá bem para quase tudo.
Se queres chatear os Craques e podes gastar , então compra um punho electrónico ( Professor Motor , NSR , Difalco , etc.. ) . Estes punhos dão maior controlo e podem ás vezes ser regulados consoante a pista em que vais andar e  o carro que usares. Isto é o melhor !
 
3- A tua atitude de gatilhar  condiciona um pouco a resistência  do punho que escolheres.  Se és nervoso  aconselho a que vás para um de 35 Ohms ou 45 Ohms , se és mais calmo e controlado  talvez consigas dominar bem com um de 25 ohms em quase todas as pistas.
 
4-Esta é a parte mais importante para a escolha do punho.  Se guias só escalas 1/32  plásticos  o que disse acima é válido a 100% , pois os carros  precisam de um punho com bastantes ohms para se controlarem , se vais guiar carros  mais rápidos  , tipo TSRF , 1/32  de 16D , ou até acima G12, G20 , Livre etc.. terás de comprar um Punho sempre no minimo um Parma Turbo e com uma resistência  aplicável a esse carro  .
Aqui a resistência já será menor , por exemplo 10 Ohms , 4 , 2 , ou mesmo 1 Ohm.
 
Por fim o que te aconselho se tiveres posses é comprar um Punho  que controle  a travagem e possas controlar a resistência , pois , desta forma  tens um só comando que te dará para N carros !
O melhor punho do momento é  o NSR  ou o Professor Motor regulaveis, mas em breve  eu próprio  terei um Difalco feito para mim ,  sensacional  que me permitirá regular desde os 5 Ohms até aos 60  e controlar a travagem  , óbviamnet que é digital e  CARO , mas  ... também não fumo !!!!
 

Rodagem de motores slot:
Eu rodo assim os motores há 30 anos e não me queixo ...
coloca o motor a rodar dentro de água num frasco largo a 3 volts ou  no máximo 6 volts  durante 60 segundos .
Retira e limpa , sopra e coloca óleo nos bronzes ou rolamentos.
A Água deve ficar cinzenta  para teres a certeza  que rodou bem.
Neste momento o colector estará espelhado e os carvões também , sem a água demoravas 2 horas para ficar assim...

Alinhamento de Chumaceiras ou Bronzes de eixo.
Uma das partes principais para o bom desempenho do carro de slot é o bom alinhamento (centragem) dos bronzes ou chumaceiras , quer do motor quer do eixo traseiro. Do motor ainda não falamos , pois , na maior parte das vezes não se pode abrir (não deve...) , por isso passmos ao outro item os de eixo.
Sejam de plástico ou de latão devem ser centrados o mais científicamente possivel., evitando assim vibrações nocivas e  esforço desusado do motor e consequente menor rendimento do carro .
Para o fazer devem colocar os bronzes ( vamos passar a chamar assim ) no encaixe próprio do chassis ,olear muito ,e colocar o eixo.
De seguida deve-se colar ao chassis com araldite ou super cola .Façam rodar bem o eixo com um berbequim ou dremel ,como se fosse o motor a puxar por ele para que centre .
No caso de usarem araldite devem rodar o eixo de vez em quando com os dedos e senti-lo livre enquanto cola.
No final da colagem devem rodar muito depressa com um berbequim ou dremel o eixo nos bronzes para acertar de vez a centragem.
Vão ver que ganham velocidade , menor aquecimento do motor, e menos vibrações.
 
 

Contacto com a calha é essencial
Muitas vezes o pessoal preocupa-se muito com motores (29000 , 26000 , etc.. ) mas continua a ter as chamadas Patilhas ( no Norte  : Palhetas...) curtas , ou sujas ou gastas ou desiguais dos dois lados do patilhão , e acham que é o motor que não presta  ! Na maior parte das vezes as más patilhas são responsáveis por  saídas de pista em curva ou descidas , e até muita falha de contacto normalmente em curva  e a descer.
Não basta limpar , se acham que estão sujas virem-nas ao contrário e na próxima vez deitem-nas fora ! umas patilhas novas dão outra alma ao carro e maior segurança.
Em regra não devem estar a fazer grande mola no patilhão  e deverão ser colocadas um pouco para os lados  na parte traseira.
São baratas por isso não pactuem com  meias tintas...